galera nao foi eu que fiz so axei na net
Vá no database e depois em eventos comuns. Crie um evento comum chamado “fomeâ€.Coloque como processo paralelo e
sem nenhuma switch de disparo.Em comandos de eventos vá em Condição IF(fork), coloque variável e crie uma variável
chamada fome.Coloque setar 169(este é o numero em que a fome do herói pode chegar sem ele morrer), igual ou abaixo.
Desmarque o Else Case e de OK.
Dentro da fork, vá em “esperarâ€(ultima opção da segunda aba de comandos de eventos) e coloque 600(60 segundos).
Faça isso mais 7 vezes. No total vão ficar oito “esperar†dentro da fork(sério???!!).
Agora coloque uma mensagem como “Você está com fome†ou “O personagem está com fomeâ€. Depois vá em “mudar
variávelâ€, selecione a variável “fomeâ€, em operação coloque “+†e em operando coloque setar 5. Essa parte
nós terminamos! Se você fez tudo direitinho, o evento vai estar mais ou menos assim:
Você fez tudo certinho?? Se você fez, ótimo! Se não, tente denovo até conseguir!
Agora vamos passar pra segunda parte.
Segundo Passo: Se o personagem não comer, morre!
Este passo deixa o sistema de fome mais real, já que se você pular este passo o o jogador vai perceber que ele não
precisa ficar gastando dinheiro com comida por personagem, já que ele nunca vai morrer de fome.
Vá em eventos comuns, crie um evento comum chamado “morrer de fomeâ€. Em “Comandos de Eventos†crie uma fork
e nela coloque variável “fomeâ€, setar 170, igual ou acima. Desmarque o Else Case. De OK. Dentro da fork, crie
uma mensagem como “você morreu de fome!â€. Depois da mensagem, ainda dentro da fork, clique em “game Overâ€,
o penúltimo da terceira aba.
Pronto! Terminamos o tutorial de fome!
O que fizemos: o herói do jogo sentirá fome a cada 8 minutos e ele poderá ficar um pouco mais de 2 horas sem comer.
Se você quiser mudar o tempo em que o herói poderá ficar sem comer, apenas mude o setar da fork dos eventos fome e
morrer de fome.
Êêêê!!! Que legal!! Mas espere.....Ainda falta alguma coisa!Mas é claro, o tutorial de sede!!! Se você quiser terminar
por aqui, tudo bem! Mas o tutorial de sede torna o seu jogo muito mais realista.
Tutorial de Sede
Primeiro Passo: Básico
Vá no database e depois em eventos comuns. Crie um evento comum chamado “Sedeâ€.Coloque como processo paralelo e
sem nenhuma switch de disparo.Em comandos de eventos vá em Condição IF(fork), coloque variável e crie uma variável
chamada “Sedeâ€.Coloque setar 72, igual ou abaixo. Desmarque o Else Case e de OK.
Dentro da fork, vá em “esperar†coloque 600(60 segundos) e dê ok. Repita isto mais 4 vezes.
Agora crie uma mensagem como “Você está com sede!â€. Depois da mensagem, vá em “mudar variávelâ€, coloque a
variável “sedeâ€, em operação coloque “+†e em operando coloque setar 5. de OK. Terminamos a primeira parte!
Se você fez tudo direitinho, vai ficar assim:
Se fez tudo certo, vamos para o próximo passo! Senão, tente novamente!
Segundo Passo: Se o personagem não beber, morre!
Assim como no tutorial de fome, este passo deixa o jogo muita mais realista, então é recomendável faze-lo!
Vá em “Eventos comunsâ€. Crie um evento comum chamado “Morrer de sedeâ€. Em comandos de eventos crie uma fork,
nela coloque variável “sedeâ€, setar 73, igual ou acima. Desmarque o Else Case e dê OK.
Dentro da fork coloque uma mensagem como “Você morreu de Sede!†e depois coloque um Game Over.Pronto! Terminamos
o tutorial de sede! Uuuuuuuuufa! Mas ainda tem mais um passo muito importante. Acompanhe!
Tutoriais Complementares para o sistema de fome e sede
Como fazer um medidor de necessidades
Pronto! Você já fez os tutoriais de fome e sede! Mas agora você me pergunta “Eeeeer......Como é que eu vou saber
o nÃvel de fome e sede do meu personagem???â€
Não tema, comigo não há problema! Temos aqui a solução para isso! Tãtãtãtã! Ta-tã-tã-tã!!
Um medidor de necessidades! Agora você me pergunta “mas pra que serve isso?â€. Simples: Para medir as necessidades
de Fome e Sede do seu Personagem!
Ta! Já que você já conhece a solução para os seus problemas, mãos à obra!
Crie um bar, lanchonete, sei lá! Um lugar onde o herói possa encher a pança! Neste tutorial eu ainda não vou ensinar
como fazer pro herói comer ou beber alguma coisa, mas num se afobe pq mais pra frente eu ensino!
Ta! Já criou o bar?Ótimo! Agora crie um evento(um objeto, um carinha...) para ser o fulano que vai te falar o teu nÃvel
de fome e sede.Crie o evento de sua preferência, mas não esqueça de colocar “posição do evento†mesmo nÃvel que o herói. Criou o evento? Então, no comandos de eventos coloque simplesmente uma mensagem assim “Fome: \v[X]. Sede \v[X].†No lugar dos “X†coloque o número da variável Fome e depois da variável Sede.Por exemplo: se a variável fome for 0010, ao invés de colocar “Fome: \v[X]†na mensagem, coloque “Fome: \v[10]â€. Entendeu? O mesmo vale para a variável sede.
Como fazer um medidor de necessidades portátil
Agora vou ensinar a fazer um medidor de necessidades portátil. Primeiro crie o item Mede-necessidade. Coloque a classe
dele como switch e coloque a switch mede-necessidade, coloque uso ilimitado e usar em campo. O preço e a descrição são
por sua conta.
Agora vá em eventos comuns e crie um evento comum chamado mede-necessidade.Nele coloque como processo paralelo com a
switch de disparo “mede necessidadeâ€. Nos comandos de eventos coloque uma mensagem “Fome: \v[X]. Não deixe sua
fome chegar no 170, senão você morre de fomeâ€.E depois outra mensagem “Sede: \v[36]. Não deixe sua sede chegar no
73, senão você morre de sede.†Depois da mensagem dê um mudar switch, “mede-necessidade†tornar OFF. Pronto! Vai
ficar mais ou menos assim:
Agora é só criar o evento que vai te dar o mede-necessidade. Isso você sabe né? É só colocar uma mensagem falando q ele
vai te dar o item e ir em adicionar item, adicionar, mede-necessidade, setar 1.
Como fazer o personagem comer e beber
Finalmente! Chegamos no Ponto central da bagaça! Agora sim vamos aprender a fazer o herói comer à vontade!!! Lembra
daquele bar que você criou? Nós vamos usar ele! Letâ Go!
Crie o evento do garçom do bar. Coloque uma mensagem “Quer comer alguma coisa?â€.
Agora coloque um “mostrar escolhasâ e coloque simâ e não. No sim coloque outro mostrar escolhas e ponha
“X- Burguer, Misto quente, esfiha e nadaâ€. Dentro da opção X-Burguer coloque mudar variável, “fomeâ€, “-“ e
setar 3. Coloque uma mensagem do carinha comendo e se preferir coloque um mudar quantia de dinheiro e subtraia 10 do
dinheiro do herói. Agora no Misto quente, coloque um mudar variável, “fomeâ€, “-“ e setar 2. Coloque a mensagem do
carinha comendo e subtraia o dinheiro que quiser do herói. Pegou o jeito da coisa? Então agora é só fazer a mesma coisa
com a esfiha, mudando o setar para o tento que quiser e a quantia também. Só para lembrar, o setar da variável fome aÃ
é o tanto que o alimento vai diminuir a sua fome, lembrando que quanto mais perto do número 169, mais o herói está com fome.
Agora, para o carinha beber, é só fazer o mesmo processo que vc fez para comer, mas mudando a variável para “Sedeâ€
Fazer o personagem beber água do rio
Esse é um sistema que eu fiz que eu achei muito legal. È bom pra quando o carinha ta quase morrendo de sede, aà é só
comprar uma garrafa, pegar a água e beber! Quer aprender como faz? Então tire essa bunda gorda da cadeira e vamu lá!
Primeiramente, crie o rio né!!! Criou? Muito bem!!! Segundamente, vá no database, na aba itens e crie um item chamado
garrafa vazia.Coloque ela como bens comuns e coloque o preço que quiser.Agora crie um evento e deixe a imagem dele rosa
(porque não pode ter imagem). Se já estiver rosa, não mexa. Agora configure o evento assim: condição inicial de evento:
apertar tecla; posição do evento: mesmo nÃvel que o herói; tipo de movimento: parado. Pronto! Agora nos comandos de eventos, crie uma fork e configure-a assim: na segunda aba da fork marque a opção item e escolha “Garrafa vaziaâ€.Marque o Else Case.
Dentro da fork coloque uma mensagem assim: “deseja encher a sua garrafa com água e bebê-la?â€. Dê um mostrar escolhas
e ponha sim ou não. No sim coloque um adicionar item, excluir item: Garrafa vazia, setar 1. Ainda dentro da fork, coloque
um mudar variável, e setar 10