BrazilianMaker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BrazilianMaker

Seja bem vindo ao Mundo Maker!
 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Esparta
Presidente
Presidente



Masculino
Número de Mensagens : 85
Idade : 28
Localização : Guarulhos-SP
Data de inscrição : 15/12/2007

Carteira
Nome:: Vinicius Princiotti
Cruzeiros:: Infinitos

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Empty
MensagemAssunto: [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online   [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Icon_minitimeSex Dez 28, 2007 6:56 pm

Curso Online de RPG Maker XP
Capítulo I
Primeiramente você precisa ter o RTP do RPG Maker XP, instalado no computador, pode efetuar download dele clicando aqui, depois você vai precisar ter o RPG Maker XP instalado no computador, você pode efetuar download dele Clicando aqui. Agora abra o programa, vai aparecer isso aqui:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img1

Agora clique com o botão direito do mouse aqui:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img2

Vai aparecer isso:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img3

Clique em propriedades e vai aparecer isso:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img4

Na janela acima você pode mudar desde o tamanho do mapa ate os monstros que nele vão aparecer e também e também o titleset (conjunto gráfico que vai estar no mapa) que será usado no mapa. Ok Agora que você já fez as modificações desejadas, clique em “OK” e comece a “pintar o cenário” para fazer isso selecione o gráfico que você quer usar. Lembrando que para selecionar basta clicar aonde você deseja selecionar e arrastar o ponteiro do mouse sobre toda a área que deve ser selecionada. exemplo:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img5

Depois clique no lugar do mapa, onde você deseja que seja colocado o objeto selecionado.
O modo correto é este:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img6

Mais como você não sabe usar as camadas ainda, deve ficar assim:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img7

Mais não se preocupe, pois você vai aprender a usar as camadas no próximo capítulo.

Capítulo II
Agora você vai aprender a utilizar as camadas, mais você deve estar se perguntando... “Mais... O que são camadas ???” Camadas são a ordem em que as coisas viram como por exemplo, primeiro vem o chão de sua casa, depois o tapete e por ultimo a cama, isso são camadas, Fácil não acha? Mais... Imagine se a cama viesse primeiro, depois o tapete e por ultimo o chão, ficaria errado não acha? Bom é simples, com esse exemplo eu acho que você já entendeu, mais você também deve estar se perguntando... “Tudo bem, mais como eu faço pra fazer o RPG Maker XP, entender que eu quero usar a primeira camada, ou a segunda... como faço isso?” Isso é fácil olhe a foto:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img8

A barra acima é a barra de ferramentas do RPG Maker XP.
A figura abaixo pode ser encontrada nessa barra de ferramentas:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img9

O Primeiro botão deve ser clicado quando você quiser usar a primeira camada.
O Segundo botão deve ser clicado quando você quiser usar a segunda camada.
O Terceiro botão deve ser clicado quando você quiser usar a terceira camada.
O Ultimo botão deve ser clicado quando você quiser editar ou cria eventos.
Agora você deve estar se perguntando: “o que são eventos?”, eventos são necessários em todos os jogos, é com ele que você pode fazer personagens conhecidos como NPCs, que falam, criam missões entre muitas outras coisas, mais isso você só vai aprender nos próximos capítulos. Por que agora, eu vou ensinar a utilizar o banco de dados.
Para acessar o banco de dados clique em projeto depois em banco de dados, ou simplesmente aperte “F9”. Vai aparecer isso:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img10

Capítulo III
Na aba personagens, você pode alterar o grau de força de cada um dos personagens, modificar os nomes, os gráficos e tudo mais. Na aba classes você pode modificar e criar classes, alterando quando e o tipo de magia que o personagem vai receber. Na aba Habilidades, você pode personalizar a animação que será realizada ao usar as magias ou até cria habilidades. Na aba Itens, você pode criar e modificar os itens do jogo. Na aba armas, você pode criar e modificar as armas do jogo. Na aba armaduras, você pode criar e modificar as armaduras do jogo. Na aba inimigos, você pode criar e modificar os inimigos do jogo, colocando o dinheiro e experiência que cada um vai dar, podendo modificar, inclusive a força de cada um. Na aba grupo de inimigos, você pode criar e modificar os grupos de inimigos do jogo. Mais você deve estar se perguntando “como assim, grupo de inimigos?” Fácil, grupo de inimigos serve para colocar mais de um inimigo juntos, na batalha, inserir conversas que cada grupo vai conversar durante a batalha, dizer os itens que cada grupo vai dar, etc... Na aba Status, você pode modificar e criar status, ai você pergunta: “como assim?” status é como o personagem vai ficar após um ataque de uma cobra por exemplo, ele vai ficar envenenado, é para isso que serve o status. Na aba animações de batalha, você pode modificar, as animações padrões ou fazer outras, com um sistema bem fácil de se usar. Na aba tileset, que como já disse, é o cenário do jogo, você vai poder modificar o local onde o personagem vai pode andar, por onde ele vai passar por baixo e por cima, entre outras coisas. Na aba eventos comuns, você vai poder criar os eventos do jogo (eu irei ensinar o que são os eventos mais para frente...). Na aba sistema, você vai poder escolher os personagens que vão começar o jogo, os sons, os gráficos de game over, de entrada, os sons que irão ser ouvidos quando abrir o menu, e muitas outras coisas. No próximo capitulo, você vai aprender a utilizar os eventos com perfeição, mais agora você vai aprender o básico.
Primeiramente, clique em eventos, como na figura abaixo:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img11

Então clique com o botão direito do mouse no local que você deseja criar um evento, como é mostrado na figura abaixo:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img12

Se você clicar em novo evento, o você vai criar um novo evento, se você clicar em posição inicial do jogador, o personagem vai começar a partir do local marcado, vai aparecer um “S” como na foto acima. Se você não definir a posição inicial do jogador, o jogo não vai começar, então defina a posição inicial do jogador e depois selecione outro local do mapa e clique em novo criar evento, vai aparecer isso:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img13


Clique em gráfico, para escolher o “charset” do personagem que vai ser um “NPC”
Vai aparecer isso aqui:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img14

Nesses, clique nessa lista de nomes, em cada nome tem um personagem diferente, eu escolha o primeiro, clique em “OK”, vai ficar assim:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img15


Logo abaixo de comando de evento tem isso aqui <>, clique com o botão direito do mouse, vai aparecer isso:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img16


Então clique em inserir, vai aparecer isso:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img17


Olhe todos os recursos que o RPG Maker XP, pode te oferecer, mais agora clique em “mostrar mensagem” clicando vai aparecer isso:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img18


Pronto digite a mensagem que quizer, depois salve e execute o jogo, vai ficar assim:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img19

Agora mude o Tileset, coloque uns personagens e pronto olhe como já esta ficando legal o seu jogo:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img20

Para fazer as portas e janelas, você vai precisar, criar eventos com o a figura de portas e janelas, no lugar que você quer e pronto, mais agora você deve estar se perguntando “legal, mais... essas casas... alguém pode entrar nelas?” claro que pode! Usando o simplesmente o evento “teletransporte” que é muito fácil de ser usado, como a porta é um evento, clique nela com o botão direito do mouse em cima do evento, depois clique em “editar evento” depois clique crie um novo evento, como já foi ensinado mais acima, e procure um evento chamado “teletransporte”, daí clique no local para onde deve ser teletransportado, nesse caso é para dentro de casa, mais para isso você já deve ter criado o mapa da casa, para cria o mapa da casa, clique com o botão direito do mouse aqui:


[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img21


Clique em criar novo mapa, crie um novo mapa, porem escolha um tileset de dentro de casa, tome como exemplo esse que esta selecionado abaixo:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img22

Desenhe a casa como abaixo, deixando um espaço para inserir um evento de porta, para que personagem que entre possa sair. Ah, lembrando que as configurações que você esta usando são as padrões, logo, você vai acionar o evento ao pressionar “enter”.

Agora coloque, o evento da porta, coloque o teletransporte, tanto na parte de dentro quanto na parte de fora e pronto, seu teletransporte esta pronto.
Capitulo IV [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Icon_cool
Ok, agora que você já esta caminhando para a parte avançada, você já pode começar a ler alguns tutoriais, e também deveria ler as dicas de como fazer um super jogo. Depois de ter feito isso, continue lendo este capitulo, pois agora você vai aprender a fazer missões, mais agora... Você deve estar se perguntando... “Como assim? Missões?” É... Isso mesmo, agora você vai aprender a fazer missões, porem antes você deve aprender a utilizar os switchs e saber para que eles servem. Primeiramente, switchs, como o próprio nome já diz, servem para ligar e desligar alguma coisa, como por exemplo, quando você esta jogando aquele jogo difícil, não sabe o que fazer, mais de repente você encontra um botão, e ele faz você passar de fase, é mais ou menos assim que funcionam os switchs. Sabendo usa-los você pode fazer muitas coisas, não apenas botões, você pode fazer missões, que é o que vamos aprender mais pra frente, mais agora você vai aprender a fazer botões, que são bem mais fáceis de se fazer. Vamos lá, no seu jogo, faça um evento que sirva de botão, e coloque uma porta. Agora no evento porta faça aparecer a mensagem: Fechado. Clique em criar nova pagina, mais nessa nova pagina clique para ativar apenas com um switch que tem de se chamar porta aberta, você deve estar meio perdido, mais preste atenção, pois é muito fácil, O Switch porta aberta, vai ser ligado quando apertar o botão, lembre – se que a imagem da porta deve ser de uma porta aberta (na pagina do switch ativo), vamos ao botão, faça com que o switch da porta aberta se ative ao clicar no botão, isso pode ser modificado nas “opções de switch”, ai faça aparecer a mensagem “porta aberta” daí a porta já vai ficar aberta quando a pessoa for no local da porta, ai lá você pode colocar um teletransporte para o local desejado. Bem simples, mais no próximo capítulo você vai se aprofundar mais, porem agora você vai aprender a usar outros recursos do RPG Maker XP, ou você pensou que era apenas isso?
Agora eu vou falar um pouco sobre os recurso da aba 2, veja na screen:

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Curso_online_rpgxp_img23


Cor da tela: Serve para fazer sistemas de dia e noite... escurecendo e clareando a tela...
Reproduzir ME: Serve para reproduzir aqueles sons de vitória... sabe do que falo não é? Aqueles de quando você derrota um monstro ou passa de fase...
Reproduzir BGM: São musicas, modifica o som de fundo do jogo.
Executar transição: Sabe quando você passa de fase em clássicos do nes como o Mario? Que a tela vai se fechando aos poucos como nos desenhos animados? Então... é para isso mesmo. Nos outros apesar de não menos importantes, não vou entrar em detalhes, pois são de fácil utilização.
Capitulo V [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Icon_cool
Bem, como havia dito antes, agora vamos aprender a fazer missões, vamos fazer o personagem ir entregar o pão a uma pessoa, para ser mais exato, ele vai conversar com o padeiro o padeiro vai mandar ele entregar o pão a uma pessoa, essa pessoa caso ele não tenha mandado ainda, vai falar: Quero pão! O padeiro vai dizer para entregar o pão, depois vai ativar o switch dizendo que mandou levar o pão, depois você vai no database crie o evento pão, daí no evento do padeiro clique em mudar itens, adicione o pão. Na pessoa que deve ser entregue o pão, você vai colocar assim: Mensagem dizendo: Obrigado, um som de vitória, um mudar itens removendo o pão, o switch do pão, sendo desativado e outro ativado com o nome de missão cumprida, e pronto, volte ao padeiro e crie uma nova pagina, em quanto o switch de pão estiver ligado ele vai dizer: Faça o que foi pedido, e quando o switch de missão cumprida for ligado ele deve dizer: Obrigado por me fazer o favor! E quando não tiver nenhum switch ativo ele vai dizer pra pessoa fazer a missão, não entrei muito em detalhes pois tudo que foi pedido acima você já sabe fazer, encare isso como uma tarefa de casa! Bom assim termina o curso online de RPG Maker XP, espero que tenha gostado.


CREDITOS:

FRENÉTICO - Membro do Fórum GameDev
Ir para o topo Ir para baixo
https://bmaker.forumeiros.net
jonyben
Visitante
Visitante



Masculino
Número de Mensagens : 1
Idade : 44
Data de inscrição : 22/12/2011

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online   [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Icon_minitimeQui Dez 22, 2011 9:22 am

kd as imagens Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Morrisz
Visitante
Visitante



Masculino
Número de Mensagens : 1
Idade : 33
Data de inscrição : 11/04/2012

[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online   [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Icon_minitimeQua Abr 11, 2012 6:57 pm

Num tem imagem enhuma =(
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online   [Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Tutorial para Iniciantes]RPG Maker XP - Curso Online
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alguen tem o rpg maker xp BR??
» [Tutorial+Demo] Aeroporto por Eventos - By Esparta
» RPG Maker VX Trial - 100% TRADUZIDO by SDesigner Studios

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
BrazilianMaker :: RPG Maker XP :: Tutoriais-
Ir para: